Sistemas de informação gerencial - caso pratico
Para as organizações se adequarem as mudanças do cenário mundial, se fez necessário aprimorar os seus recursos de informação, a fim de se tornarem competitivas, habilitadas e organizadas. Com o objetivo de aperfeiçoar a gestão, tornando-a cada vez mais eficaz, os gestores buscam alternativas na tecnologia da informação.
A todo instante, a tecnologia tem avançado e seus resultados são visíveis nas organizações, impactando em diferentes áreas do conhecimento, como na área de gestão como também na área operacional.
Para que haja um gerenciamento e controle organizado e eficiente das informações, é necessário ter procedimentos estruturados, que favoreça os gestores e coloque-os em condições de desempenhar suas tarefas assim, encontra-se o suporte adequado através do sistema de informação.
Dentro do sistema de informações, encontramos vários tipos: Os sistemas de automação, referente aos sistemas de automação industrial, comercial e bancaria; os sistemas de processamento de transações que se refere ao faturamento, folha de pagamento; Os sistemas gerenciais, que concentra as informações gerenciais, possibilitando o administrador realizar atividades na área funcional.
O processo de gestão tem interação com os sistemas de informações, pois através dele consegue-se todo o suporte para a organização. O administrador deve conhecer e entender os diferentes tipos de sistemas de informação que servem de orientação e apoio a tomada de decisões, tornando um desafio para o administrador que deve identificar os setores que precisam estar interligados, além disso é necessário ter visão ampla, de toda a organização.
O uso de softwares aplicados as empresas, auxilia na tomada de decisão acelerando esse processo. Através deles, são feitas as atas de reuniões, envio e recebimento de mensagens para fornecedores e clientes com agilidade priorizando o tempo.
Para tanto, cabe a organização definir o sistema de informação mais adequado as suas necessidades, buscando