Sistemas de informação gerenciais - software livre e proprietario
Definição
Software é uma sequência de instruções a serem executadas na modificação ou manipulação de um dado ou informação. Também se pode chamar de software o comportamento exibido pelas instruções executada no computador ou outra máquina semelhante. Na parte contábil e financeira de uma empresa o software é considerado um bem de capital.
Um programa de computador é composto pela sequência de instruções que é executada e interpretada por um processador, em um programa funcional essa sequência segue os padrões específicos que resultam no seu comportamento desejado.
O nome Software foi criado na década de 1940 e é um trocadilho de Hardware que em inglês significa ferramenta física, o software seria tudo o que faz o computador funcionar fazendo-se a parte física dele.
Há também a linguagem de programação, que tem a finalidade de desenvolvimento de outros programas e sistemas de uso genérico. Utilizando este tipo de software o programador pode desenvolver sistemas como os sistemas de empresas como os de controle de estoque, de vendas, de compra, contábeis e etc.
Tipos de Software
Software Aplicativo – Neste software são enquadrados todos os programas que são utilizados em execução de tarefas, o mais comum é o Word, que serve para trabalhar com vários tipos de textos fazer etiquetas, formulários e etc. Já o Excel é utilizado para ferramentas de cálculos que facilita o trabalho de fazer contas, serve também para fazer gráficos com representação de dados. E há outros aplicativos de softwares como o Acces de banco de dados, o Power point e entre outros programas.
Softwares Tutoriais – são usados para ensinar sobre determinado assunto, são usados geralmente em treinamentos.
Softwares de Exercitação – Este é semelhante ao Tutorial, mas nesse o usuário conta com maior interatividade através de resposta diante de questões a serem apresentadas.
Softwares de Investigação - Nesta categoria se enquadram todos os softwares que permitem a localização de