Sistemas de informação especialista
Este conhecimento quando tratado, passa pelo processo de transformação de tácito para explícito, pois, necessita muitas vezes, ser preservado e disseminado para que a organização possa dispensar este conhecimento quando necessário. Um sistema especialista (SE) é desenvolvido a partir da necessidade de se processar informações não numéricas, sendo capaz de apresentar conclusões sobre um determinado tema, desde que devidamente orientado e "alimentado".
Segundo Laudon; Laudon (1996), dentre as principais funções e características do Sistema de Informação Especialista são citados:
Possibilitar a inclusão de novos conhecimentos nas bases sem eliminar os já armazenados.
Armazenar o conhecimento e as experiências de especialistas em bases de conhecimento;
Utilizar mecanismos de inferência integrados às bases de conhecimento para resolver - ou auxiliar a resolver – problemas.
Um SE pode ser visto como uma parte da Inteligência Artificial, criado com características de analise das necessidades de se tratar informações em um sistema especialista. Este é capaz de apresentar conclusões sobre um determinado tema, desde que seja orientado e alimentado. O objetivo do sistema especialista é bastante restrito, se considerar o objetivo dos modelos psicológicos: os SE's são concebidos para reproduzir o comportamento de especialistas humanos na resolução de problemas do mundo real, mas o domínio destes problemas é altamente restrito (BARR; FEIGENBAUM, 1981).
Pode-se dizer que um sistemas de produção é um nome genérico para todos os sistemas baseados em regras de produção, isto é, pares de Expressões consistindo em uma condição e uma ação. Inicialmente a ideia dos sistemas de produção foi