Sistemas de impressão
Definição:
Sistema de impressão direta que utiliza tipos (letras, desenhos, linhas e símbolos) em alto-relevo. A tipografia foi o primeiro e, por muito tempo, o principal sistema de impressão. Aos poucos foi sendo substituída por processos mais modernos, ainda sendo bastante utilizada no acabamento de peças gráficas.
Figura 54 – Conta-fio
Fonte: Autor
Origem:
A Tipografia foi o primeiro processo gráfico inventado e utiliza a impressão direta. Se originou a partir da Xilogravura, tendo sido inventada por Gutenberg em 1440.
Como identificar:
Em seu verso podem existir marcas de um leve relevo deixadas pela pressão das matrizes metálicas sobre o papel.
Figura 55 – Tipografia relevo
Fonte: Autor
Ocorre a formação do que se chama squash, característica formada nas bordas das imagens com a tinta ficando mais concentrada nas partes mais externas. Ao lado delas ocorre a formação de uma falha, uma pequena área clara e no meio da imagem, a cor se apresenta mais homogênea e de intensidade menos escura que na borda. Tipos de impressos: cartões de visita de baixa qualidade ou com relevo seco ou americano, pequenos impressos promocionais, filipetas, convites de casamento, blocos de notas fiscais etc.
Figura 56 –
Fonte:
Tinta:
Gordurosa e pastosa.
Figura 56 – Processo
Fonte: Autor
Fôrma:
Relevográfica, confeccionada de material rígido.
Aplicação:
Livros, folhetos, peças gráficas simples compostas de traços e texto, acabamento gráfico (relevo, corte e vinco, hotstamping, etc.).
Tiragem:
BAIXA e MÉDIA (a não ser quando utilizado como acabamento).
Figura 57 – Resultado
Fonte: Autor
Recursos que a impressão Tipográfica oferece
Hot-Stamping:
Em uma tradução literal "impressão quente", esse recurso consiste em uma impressão feita com um clichê aquecido que utiliza como "tinta" uma película termotransferível, em geral de cores metalizadas (dourada, prateada etc.); a aplicação desse recurso é muito comum nos títulos das revistas em