SISTEMAS DE IGNIÇAO E ELTRICOS DO MOTOR

2595 palavras 11 páginas
SISTEMAS ELÉTRICOS

O funcionamento adequado e contínuo dos sistemas elétricos depende do conhecimento e da técnica do mecânico que instala, inspeciona e mantém os fios e cabos do sistema elétrico.

• FIO CONDUTOR - é apresentado como um condutor singelo e rígido ou como um condutor retorcido, ambos revestidos com um material isolante.

O termo cabo
1. Cabo multicondutor
2. Par torcido
3. Cabo blindado
4. Cabo de radiofreqüência E Cabo coaxial



Bitola de fio - O fio é fabricado em bitola de acordo com o modelo padrão especificado pelo AWG
(American Wire Gage).
• Fatores que afetam a seleção da bitola do fio Diversos fatores devem ser considerados na seleção da bitola do fio para transmissão e distribuição de força elétrica.O primeiro fator é a perda da energia permitida (perda I2R) na linha. Esta perda representa a energia elétrica transformada em calor. O uso de condutores maiores reduz a resistência e, portanto, a perda de I2R.

Um segundo fator é a queda de voltagem permitida (queda IR) na linha. Se a fonte mantiver uma voltagem constante na entrada para as linhas, qualquer variação na carga da linha provocará uma variação na corrente e, conseqüentemente, uma variação da queda IR na linha. A solução óbvia é reduzir a corrente ou a resistência.

Um terceiro fator é a capacidade do condutor para conduzir corrente. Quando a corrente passa através do condutor há produção de calor. A temperatura do fio aumentará até que o calor irradiado, ou dissipado, seja igual ao calor gerado pela passagem de corrente através da linha.

Fatores que influenciam na seleção do material condutor - Embora a prata seja o melhor condutor, seu custo limita o uso a circuitos especiais, onde é necessário um material com alta condutibilidade. Os dois condutores mais comumente usados são o cobre e o alumínio.
Cada um possui características próprias que tornam seu uso vantajoso sob certas circunstâncias. Possuem também suas

Relacionados