Sistemas de controle de estoque
Sistema de duas gavetas: Consiste na separação física em duas partes. Uma parte será utilizada totalmente até a data da encomenda de um novo lote e a outra será utilizada entre a data do recebimento do novo lote. A vantagem desse sistema está na substancial redução do processo burocrático de reposição de material (bujão de gás). A denominação DUAS GAVETAS decorre da ideia de guardar um mesmo lote em duas gavetas distintas. Esse sistema é eficaz na reposição do estoque.
Exemplo: A empresa comprou um lote com 2.000 itens. 1.000 será utilizada na linha de produção durante os próximos 10 dias (GAVETA 1) e a outra parte de 1000 itens será enviada na gaveta 2 . A gaveta 1 em 6 dias conta com 400 peças, o que equivale a dizer que em 4 dias não tenho mais itens para a linha produção então transfiro as 1.000 peças da GAVETA 2 para a GAVETA 1 e já faço o pedido de novo lote levando em consideração o lead time do fornecedor. Esse pedido chega para a empresa em 10 dias. Ótimo tenho itens o suficiente para 14 dias de produção e quando chegar o pedido ainda teremos 400 itens na gaveta 1, porém estaremos zerados na gaveta 2. Com a chegada do novo pedido devemos fazer novamente a separação física e os produtos voltam a encher a GAVETA 2.
NÍVEL DE SEGURANÇA
É a quantidade mínima de material que deve existir em reserva, destinada a cobrir eventuais atrasos de renovação de estoque e garantir o funcionamento ininterrupto da produção a serem supridos. A principal vantagem do nível de segurança é prover estoque suficiente para atender ás demandas inesperadas e reduzir os riscos e incertezas do mercado
Normalmente, deve-se criar um nível de segurança entre 0 a 20 unidades de cada item. O valor dessa unidades será definido pela empresa.
EXEMPLO: toda vez que é solicitado envio de matéria-prima para a fabricação de mais parafusos, o estoque envia 50 kg de ferro. Assim, a unidade do nível de segurança de ferro no estoque dever ser 50 kg. Se a