Sistemas de comunicação para redes sem fio
Sistemas de Comunicação para Redes Sem Fio
Nome: Helvécio da Silva Castro Nº: 21 2º Inf
Nome: João Victor de Godoi Caldas Nº: 24
Itaquaquecetuba
2012
Wireless WANs – Redes Geograficamente Distribuídos Sem Fio
Características e componentes WAN’s – Wide Área Networks, surgiram da necessidade de compartilhar recursos especializados por uma maior comunidade de usuários geograficamente dispersos. Geralmente são redes públicas, pois o custo da comunicação é bastante elevado por usarem circuitos de satélites e enlaces de microondas. Neste sentido a transmissão de dados se dará da mesma forma que as transmissões de rádio. Tem em comum as estações rádio base, repetidores, e ás vezes raios infravermelhos ou laser. Funcionamento
Uma conexão numa aplicação da computação móvel consiste de vários segmentos de comunicação. Tipicamente só a conexão entre o dispositivo móvel e as estações da rede é que são sem fio.
Desde que os sinais de rádio são carregados no espaço, os seguintes fatores devem ser levado s em consideração.
a) Existem três métodos de transmissão pelos engenheiros de rádio:
- Ponto a ponto,
- Linha de vista,
- Onidirecionais.
O método de transmissão depende da distancia e a área de cobertura. Barulhos de diferentes tipos são sempre um fator. Estes distúrbios podem resultar na transmissão do sinal.
b) Os sinais diminuem em força quando atravessam determinados materiais, e aumentam na força quando atravessam condutores.
c) Chuva ou neve pode absorver alguns dos sinais transmitidos em algumas bandas de freqüências.
Como várias estações compartilham o mesmo meio de transmissão, é necessário métodos para disciplinar este comportamento, métodos como multiplexação de freqüência (FDM), Multiplexação de tempo (TDM), multiplexação por divisão do espaço (SDM).
O método SDM pode ser realizado de duas formas: - Utilização de antenas direcionais que emitem sinais de rádio de alta freqüência concentrados em