sistemas de Comunicacao - exercício
Architectures) trata, principalmente, de 2 tipos de arquiteturas de proteção (redundância) em anel em uma rede SDH:
- SNCP (Subnetwork Connection Protection): Uma das principais características deste método é que todo o tráfego é enviado tanto pelo caminho principal como pelo caminho reserva. O tráfego do caminho principal é preferencialmente recebido. Em caso de falha ou degradação do tráfego no caminho principal, decorrente da rede óptica ou de algum equipamento, a preferência no recebimento do tráfego passa a ser do caminho reserva. - MS SP Ring (Multiplex Section - Shared Protection Ring): Esta proteção utiliza o conceito de proteção de linha ou segmento, entre 2 equipamentos consecutivos, para efetuar o chaveamento do tráfego a ser protegido. A capacidade de tráfego no anel é configurada de forma que 50% da banda disponível seja reservada para operação normal (linha de principal) e 50% seja reservada para proteção (linha de proteção).
A estrutura de quatro simplificada de uma rede SDH é apresentada abaixo:
Considerando a matriz de tráfego e a topologia de rede a seguir determine:
a) Quantos VC-4 são necessários para atender esta demanda considerando a proteção SNCP? (valor: 1,0 ponto)
b) Quantos VC-4 são necessários para atender a mesma demanda para a proteção MSSPRING, procure uma alternativa econômica? (valor: 1,0 ponto)
c) Qual a hierarquia de rede SDH (STM-N, N = 1, 4, 16, 64 ou 256) mínima para ambos os tipos de proteção? (valor: 1,0 ponto)
Resp:
a)
Total de 5x VC-4 para a proteção SNCP.
b)
Com a proteção MSSPRING, é possivel ocupar apenas 2xVC-4 para o lado Working, outros dois VC-4, serão necessários para o lado Protection.
c)
Analizando os itens anteriores contata-se que:
- Para a proteção SNCP é necessária uma hierarquia mínima de STM-16 para o anel.
- Na proteção MSSPRING basta uma hierarquia de STM-4 para atender a demanda.