sistemas da informaçao
O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
Armazenamento
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a ilusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.
Em um sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas em um sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).
Parte final
Computação em Nuvem pode ser definida como um serviço que provê o acesso aos recursos disponíveis de computação, como: aplicativos, acesso a dados públicos ou privados, serviços de armazenamento, serviços de busca de informações, mobilidade e principalmente segurança. Outro forte aspecto que torna a Computação em Nuvem um grande diferencial é que o usuário pode acessar, alterar, criar e salvar seus dados, que estão em algum lugar da "Nuvem" de computadores, sem mesmo imaginar onde seus arquivos estão armazenados, e podem fazer isso de qualquer computador e até mesmo um SmartPhone que tenha acesso à Internet. Computação em Nuvem é diferente de um Provedor de Serviços ISP por exemplo, onde o usuário fica dependente daquela infraestrutura, pelo contrário o serviço é oferecido por organizações que possuem Data Centers compartilhados,