Sistemas complementares
Trabalho destinado à matéria
De Tecnologia da Construção II, orientador
Anápolis, 2014
INTRODUÇÃO
Os sistemas complementares de uma edificação, seja estes abordados neste trabalho ou outros como sistemas contra incêndio, são elementos que devem seguir manuais de instalação, normas de manutenção e processos de limpeza e conservação. Mesmo com a adaptação de tecnicas construtivas para novos materias, os principios fundamentais que baseiam os elementos construtivos e no qual os sistemas construidos nunca mudam.
Segundo Ching (2010) a forma, qualidade, capacidade e disponibilidade de um componente ou elemento varia conforme o fabricante e a localidade. O uso do codigo de edificações da região e as recomendações distribuidas pelo fabricante, fazem parte de meios que ajudam na escolha do produto.
Atualmente, edificações buscam cada vez mais se enquadrarem em ambientes sustentaveis. Edificações sustentaveis estão ganhando espaço no mercado envolvendo questões sociais, econômicas e eticas mais amplas. Existem hoje em dia um conjunto de critérios de medidas que promovem essa construção mais sustentável, chamado de sistema LEED.
O Leadership in energy and environmental design (LEED) irá envolver seis áreas de intervenção, sendo elas: Locais sustentaveis, uso eficiente da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, inovações e processos de projeto.
Muitos dos sistemas complementares conseguem alcançar as expectativas dos critérios do LEED, mas alguns desses sistemas acabam por mostrar soluções ruins e precárias nas edificações.
Neste trabalhos seram abordados 3 sistemas complementares da edificação: Climatização, aquecimento solar para edificação e piscina e escoamento pluvial.
CLIMATIZAÇÃO A climatização de um ambiente pode ser usada para fins de conforto ambiental, assim como para sistemas industriais. É um processo que pretende deixar um ambiente com uma