Sistemas Colaborativos
Devido a isto a busca de mais produtividade e qualidade, e em função da crescente concorrência entre empresas e do aumento do nível de exigência do cliente, tem levado as empresas a investir em Tecnologia da Informação.
Nos últimos anos, diversas inovações relacionadas ao paradigma da Internet têm provocado mudanças na forma de interação entre organizações.
Entre essas inovações destacam-se os sistemas de colaboração, cada vez mais presentes no desenvolvimento de projetos. Atualmente, existem diversas ferramentas de colaboração comerciais e acadêmicas desenvolvidas, principalmente, como serviço disponível na web.
Os sistemas de Informação desempenham papeis fundamentais em qualquer tipo de organização. Dentre estes papeis podemos destacar o apoio a processos e operações, apoio a tomada de decisão por funcionários e gerentes de todos os níveis hierárquicos e suporte às estratégias competitivas da empresa. Em quaisquer destes papeis podemos encontrar a necessidade de fazer com que as pessoas trabalhem em equipe.
O desenvolvimento de um trabalho ou projeto é muitas vezes marcado por ser extremadamente fragmentado, com pessoas trabalhando em ambientes separados, com pouca coordenação e comunicação.
Esta falta de cooperação entre os envolvidos nos projetos normalmente provoca conflitos e disputas internas, extrapolações de custos e prazos estabelecidos, perda de eficiência e produtividade nas atividades da empresa, isto acarreta diversos problemas na gestão do projeto.
Para tal foram desenvolvidos Sistemas de Informação com o foco voltado para o apoio, fornecendo suporte computacional aos indivíduos que tentam resolver um problema em cooperação com os outros, sem que todos estejam no mesmo local, ao mesmo tempo. Estes
Sistemas de Informação são denominados Sistemas Cooperativos ou Colaborativos.
2