Sistemas biologicos
As plantas são seres autótrofos - ou seja, produzem seu próprio alimento. Captam luz do sol pela clorofila e a utiliza na síntese de moléculas orgânicas, que lhes servirão de alimento. Isto é a fotossíntese.
Cloroplasto: onde ocorre a fotossíntese. É verde por causa da clorofila. É formado por membrana, que se localiza em um material gelatinoso denominado estroma, onde há enzimas, pequenos ribossomos, DNA e amido.
Fase clara: incidência da luz solar sobre a clorofila A. Eletrons são liberados e capturados pelo aceptor inicial de elétrons. Atravessam a cadeia transportadora liberando energia, sento esta utilizada na produção de ATP. Para repor, elétrons com menos energia entram na clorofila A. A energia absorvida da luz solar é acumulada em elétrons que, assim, escapam das substancias transportadoras. Pode ser cíclica ou acíclica. Em ambos, os elétrons cedem energia para a produção de ATP através da fosforilação (fosfato + ADP). - Acíclica: Fotólise da agua. - Ciclica: O elétron sai da clorofila A, é captado pela ferrodoxina e passa por transportadores de elétrons, havendo nos cloroplastos liberação de energia, que será utilizada na síntese de ATP.
Fase escura: Ocorre no estroma dos cloroplastos e é nesta fase que se forma a glicose. CO2 + 5 carbonos (ciclo da pentose), que serve de suporte para a incorporação de CO2. Se formar matéria orgânica, devolve ADP e NADP para a fase clara. Usa-se o H+ do NADPH e a energia do ATP para quebrar o CO2 em glicídio.
Planta C3 – temperada. Melhor digestão e consumo. Por ter parede celular mais fina, apresenta degradação mais rápida que a C4 – tropical. Por outro lado, a C4 apresenta maior eficiência fotossintética, sendo mais produtivas em termos de matéria seca. Entretanto, sua qualidade é melhor.
Plantas CAM: É a fixação de carbono pelo mecanismo ácido-crassuláceo, que aumenta a eficiência na utilização de água através da abertura de estômatos, para absorção de CO2, apenas à noite. Nestas plantas,