Sistemas auxiliares
Este capítulo visa apresentar brevemente quais são as utilidades usadas na Unidade de Coqueamento Retardado da Replan.
1. SISTEMA DE VAPOR
A operação da unidade de coque requer o uso de vapor d’água como fonte de energia térmica e também para a utilização no próprio processo.
Além destas aplicações principais, o vapor pode ser empregado com vantagens dentro da unidade numa série de outros serviços, tais como sangria de instrumentos que operam em condições de corrosão, erosão ou obstrução, em equipamentos para aquecimento ou limpeza, selagem, steam-out, etc.
A utilização do vapor para acionamento mecânico é tanto mais econômico quanto maior for o nível de pressão do vapor utilizado. Entretanto, alguns equipamentos não chegam a esgotar totalmente o vapor consumido, liberando-o em condições de ser utilizado (reaproveitado) ainda por outros equipamentos que operam sob níveis de pressão mais baixos.
Além disso, para certas aplicações o vapor de alta pressão não pode ser utilizado ou o seu emprego não é recomendável economicamente, quando se dispõe de vapor de pressão mais baixa. Na U980 não será utilizado vapor neste nível de pressão.
Assim, para melhor atender as necessidades da U980, o vapor é distribuído em 3 níveis de pressão (além de um sistema de vapor superaquecido), sendo cada um considerado como um sistema isolado. São eles:
Vapor de Média Pressão
Vapor de Baixa Pressão
Vapor Superaquecido
Vapor de Selagem
1.1. VAPOR DE MÉDIA PRESSÃO
O vapor de média pressão utilizado na U980 é fornecido pelo SETUT/CAFOR através do header de vapor de média pressão da refinaria.
A U980 não possui nenhuma fonte geradora de vapor de média pressão. O header de vapor de média pressão opera em torno de 13kgf/cm2 a 285oC e na U980 este coletor possui 12 polegadas de diâmetro (12") que supre a demanda da unidade.
O vapor de média pressão é o