SISTEMAA DE CARTÃO DE CRÉDITO E SUAS VANTAGENS
Quando Kevin Johnson voltou de sua lua de mel, uma carta da American Express estava a sua espera. A carta lhe informava que a administradora estava diminuindo seu limite de crédito em 60 por cento. Por quê? Não porque atrasara um pagamento ou tivesse um crédito ruim. A carta dizia: “clientes que utilizarem seus cartões nos estabelecimentos nos quais o senhor realizou compras ultimamente possuem um histórico de maus pagadores junto à American Express”. Johnson tinha começado a comprar no Walmart. Bem-vindo á nova era de determinação de perfil pelas administradoras de cartão de crédito.
Toda vez que você realiza uma compra com o cartão de crédito, o registro da compra é incluído em um gigantesco repositório de dados mantido pela administradora de cartão. A cada compra é atribuído um código de categoria de quatro dígitos que descreve o tipo de compra efetuado. Existem códigos distintos para mercearias, restaurantes fast-food, médicos, bares, pagamentos de fianças e serviços de encontros e acompanhantes. Juntos, esses códigos permitem que as administradoras de cartões de crédito aprendam um bocado sobe cada um de seus clientes.
As administradoras usam esses dados para diferentes propósitos. Primeiro, elas os utilizam para planejar com maior precisão as futuras promoções para produtos adicionais. Clientes que adquirem passagens aéreas recebem promoções sobre milhagens, por exemplo. Os dados ajudam as administradoras a se resguardar contra fraudes através da identificação de compras que parecem incomuns de acordo com o histórico normal de operações do dono do cartão de crédito. As administradoras também sinalizam os clientes que costumam gastar mais do que o seu limite ou que demonstram hábitos de compra indevidos. Por fim, esses dados são utilizados por agências judiciais para rastrear criminosos.
Os clientes em débito - aqueles que nunca pagam a fatura