Sistema Único de Saúde
O SUS - Sistema Único de Saúde é um dos maiores sistemas público de Saúde no Mundo. Abrangendo desde um simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos garantindo o acesso universal e gratuito para a população.
Suas bases e Doutrinas foram geradas na 8ª Conferência Nacional de Saúde durante o processo de redemocratização do Pais, porém só foi criado efetivamente em 1988 pela Constituição Federal Brasileira.
Antes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Antes do Sistema Único de Saúde (SUS), a saúde pública se resumia ás promoções e prevenções de doenças, realizadas em caráter universal. A assistência Médica e hospitalar era apenas para as pessoas empregadas que participavam do INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social).
O INAMPS era uma Autarquia Federal vinculada ao Ministério da Previdência Social e foi criado pelo Regime Militar em 1974. O Instituto prestava atendimento médico e dentário aos que contribuíam com a previdência social. Já os que não tinham carteira assinada utilizavam, as Santas Casas, instituições filantrópico-religioso que amparavam cidadãos necessitados e carentes. -
Analisando o período, Felipe Asensi, formado em Direito Sanitário diz que a utilização dos serviços de saúde se encontrou vinculada á situação empregatícia, ocasionando a exclusão de uma parcela relevante da população desempregada, seja por deficiência física, seja por insuficiências na educação ou, mesmo, por inacessibilidade estrutural ao mercado de trabalho formal.
Após o Sistema Único de Saúde
O SUS - Sistema Único de Saúde - foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentada pelas Leis n.º 8080/90 e nº 8.142/90, com o intuito de mudar a situação de desigualdade entre as pessoas na assistência a saúde, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão sem custo monetário.
O SUS é financiado com a arrecadação de impostos e contribuições sociais pagas pela população e complementadas pelos recursos do