Sistema Ázigo
Veias ázigo e hemiázigo estabelecem importante via de circulação colateral entre as VCS e VCI
Responsável pela drenagem venosa da parede póstero-superior do abdome e dos órgãos torácicos.
Veia ázigo
Tem origem anteriormente a L1 por uma tributária (a v. lombar ascendente).
Sobe e penetra no tórax pelo hiato aórtico do diafragma, ao longo do lado direito da coluna vertebral até T4, aflui à VCS.
Tributárias v. intercostal superior direita, v. hemiázigo, v. hemiázigo acessória, v. esofágicas, v. mediastinais, v. pericárdicas e v. brônquicas direitas.
Veia hemiázigo
Geralmente se origina na junção entre a v. lombar ascendente esquerda e a v. subcostal esquerda.
Com trajeto ascendente, situa-se lateralmente aos corpos vertebrais e, na altura de T8, cruza anteriormente a coluna vertebral para desembocar na v. ázigo.
Veia ázigo
A maior parte do sangue do dorso e das paredes torácica e abdominal é drenada por veias situadas ao longo dos corpos vertebrais e que constituem o sistema ázigo. São elas as v.v. ázigo, hemiázigo e hemiázigo acessória. O termo ázigo significa ímpar e seu emprego aqui se justifica porquanto os vasos nos dois lados da coluna vertebral são assimétricos. As possibilidades de variação são grandes.
A v. ázigo geralmente é formada pela junção entre a v. subcostal direita e a v. lombar ascendente direita, que se unem logo após a v. lombar ascendente penetrar no tórax. passando pelo espaço entre o pilar direito do diafragma e o ligamento arqueado medial direito ou, menos freqüentemente, pelo hiato aórtico do diafragma. A medida que a v. ázigo ascende no tórax, passando anteriormente ao lado direito dos corpos vertebrais e posteriormente ao esôfago, recebe as v.v. intercostais posteriores direitas (da 4a à 11a), algumas v.v. esofágicas, a v. bronquial direita e a v. intercostal superior direita, produto da fusão das 2ª e 3ª v.v. intercostais posteriores, bem como diversas conexões da v. hemiázigo, incluindo