Sistema Urinário
São os principais órgãos do sistema excretor e osmorregulador dos vertebrados. Os rins filtram dejetos do sangue e os liberam pela urina. São duas glândulas na cor vermelha, medem aproximadamente 10 cm e seu peso é de quase 150g cada um.
Anatomia
Estão localizados na região posterior do abdome do ser humano estendendo-se entre a 11ª costela e o processo transverso da 3ª vértebra lombar, atrás do peritônio, por isso são chamados de órgãos retro peritoneais. Há um rim em cada lado da coluna; o direito abaixo do fígado, o esquerdo abaixo do baço e há uma glândula adrenal em cima de cada um.
Os rins são recobertos pelo peritônio e circundados por uma massa de gordura e de tecido areolar frouxo. Na margem medial côncava de cada rim encontra-se uma fenda vertical – o HILO RENAL – onde a artéria renal entra e a veia e a pelve renal deixam o seio renal. No hilo, a veia renal está anterior à artéria renal, que está anterior à pelve renal. O hilo renal é a entrada para um espaço dentro do rim. O seio renal, que é ocupado pela pelve renal, cálices, nervos, vasos sanguíneos e linfáticos e uma variável quantidade de gordura.
Cada rim apresenta duas faces, anterior e posterior. As duas são lisas, porém a anterior é mais abaulada e a posterior mais plana. Duas bordas, medial (côncava) e lateral (convexa). E duas extremidades, superior (Glândula Suprarrenal) e inferior.
Anatomia Interna dos Rins
Em um corte frontal através do rim, são reveladas duas regiões distintas: uma área avermelhada de textura lisa, chamada córtex renal e uma área marrom-avermelhada profunda, denominada medula renal. A medula consiste em 8-18 estruturas cuneiformes, as pirâmides renais. A base (extremidade mais larga) de cada pirâmide olha o córtex, e seu ápice (extremidade mais estreita), chamada papila renal, aponta para o hilo do rim. As partes do córtex renal que se estendem entre as pirâmides renais são chamadas colunas renais.
Juntos, o córtex e as pirâmides renais da medula renal