Sistema urinário, Néfrons e a relação com os hormônios
Órgãos: Rim (direito e esquerdo), Ureter, Bexiga e Uretra.
Funções:
• Equilíbrio Hidroeletrolítico: Mantém em condições ideais a quantidade de água e substâncias eletricamente carregadas, como H2O, Na, Cl, K, HCO3 (bicarbonato), Aminoácidos, Glicose (controle da Homeostase)
• pH: Os rins filtram a maior parte dos íons bicarbonatos para manutenção do pH do sangue. O bicarbonato é responsável por carregar o CO2 no sangue para ser eliminado através dos pulmões.
• P.A: Manutenção da pressão arterial. Os rins controlam a quantidade de água que temos no sangue. Quanto mais água na corrente sanguínea, maior a pressão, quanto menor a quantidade de água na corrente sanguínea, menor a pressão.
Néfron: Unidade funcional dos rins. Estrutura de micros tubos enrolados por capilares que se estendem do córtex até as pirâmides renais. É a parte que reabsorve substâncias.
Anatomia Macroscópica dos Rins: Consiste de 2 rins, direito e esquerdo, 2 ureteres para cada rim, 1 bexiga e uma uretra.
O rim direito é levemente mais inferiorizado do que o esquerdo, isso porque em cima do rim direito esta o fígado que coloca o órgão um pouco para baixo. Os rins estão protegidos pelas costelas flutuantes, quando essas costelas são retiradas com a finalidade de afinar a cintura, os rins ficam desprotegidos, colocando em risco esses órgãos em caso de um trauma sofrido, levando a uma ruptura desses.
Artéria, veia renal e pelvi renal: formam o Hilo Renal.
Estrutura externa: Cápsula renal, tecido conjuntivo.
Estrutura interna: Dividido em Córtex e Medula: pirâmide renal e coluna renal.
Importância: Também chamado de sistema excretor.
1- Filtragem do sangue. Por dia 180 litros de sangue, desses, 99,9 % serão reabsorvidos para a corrente sanguínea, uma pequena parte cerca de 1 litro a 1 litro e meio, servem como formação da urina. (180 litros /dia **7,5 litros/hora ** 125 ml/minuto). O coração bombeia o sangue pela aorta abdominal que chega aos rins pela aorta renal.