sistema urinario
Este trabalho foi elaborado no âmbito do módulo de Anatomofisiologia, por um grupo de alunos do 1º ano/1º semestre do Curso de Enfermagem – Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda, no ano letivo 2013/2014.
Este trabalho de revisão bibliográfica faz a abordagem à fisiologia do aparelho urinário, mais concretamente sobre as suas funções, regulação do volume e concentração de urina, o clearance e limiar tubular.
Os rins são órgãos que estão localizados na região posterior do abdómen, atrás do peritoneu, motivo pelo qual são chamados de órgãos retroperitoneais.
O nefrónio é a unidade funcional do rim e é formado pelo Corpúsculo Renal ou de Malpighi, a Ansa de Henle, o Túbulo Contornado Proximal e o Túbulo Contornado distal.
As funções dos rins são: filtragem do sangue, regulação do volume sanguíneo, regulação da concentração de solutos no sangue, regulação do ph do líquido extracelular, regulação da síntese dos glóbulos vermelhos e síntese da vitamina D.
A regulação da concentração do volume de urina consiste no equilíbrio do volume de água presente do organismo.
O clearance é a depuração de uma certa substância podendo ela ser nociva ou um simples fármaco, ocorre no nefrónio até à excreção da mesma.
Inserido no clearance a carga tubular de uma substância é a quantidade total dessa substância que passa para o nefrónio através da membrana de infiltração em cada minuto.
Por fim falamos dos problemas e doenças renais como por exemplo problemas crónicos e pedras nos rins.
Ao realizarmos este trabalho pretendemos alcançar os seguintes objetivos dos quais, completar e aprofundar conhecimentos sobre a fisiologia do aparelho urinário, com o sentido de nos formar e informar para a vida futura; adquirir e desenvolver competências para a realização e apresentação de trabalhos de grupo e cooperativo; transmitir o conhecimento do nosso trabalho para outras pessoas;
A documentação utilizada foram essencialmente livros de Anatomia,