Sistema Urinario
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é levar ao conhecimento das pessoas informações importantes sobre o sistema urinário do corpo humano. O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividade. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia, para manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada á vida.
SISTEMA URINÁRIO
O sistema urinário é o responsável em formar e eliminar a urina através dos órgãos que o compõem, sendo eles: dois rins, dois ureteres, bexiga urinária e uretra. Apresenta funções realizadas através da formação de urina pelos rins, como:
Manter o equilíbrio hídrico e eletrolítico;
Excretar ureia e creatinina, derivados nitrogenados tóxicos;
Regular volume e composição dos líquidos corpóreos.
Rins
Órgãos em número de dois, têm a forma de feijão, estão localizados na região retroperitonial, na altura do 11° e 12° par de costelas. O rim direito situa-se em uma posição inferior ao esquerdo, pois o fígado ocupa uma região maior à direita.
Cada rim tem aproximadamente de 10 a 12 cm de comprimento, 5,0 a 7,5 cm de largura e 2,5 cm de espessura. A borda lateral é convexa e a medial côncava. Ao longo da borda medial existe uma depressão, o hilo renal, por onde entra a artéria renal e sai a veia renal e o ureter, os vasos linfáticos e a inervação do rim entram e saem. Na extremidade superior de cada rim situa-se a glândula suprarrenal que pertence ao sistema endócrino. Externamente o rim é envolvido por uma cápsula fibroadiposa constituída por três camadas: a externa, fáscia renal, de tecido conjuntivo que ancora o rim à parede abdominal e ao peritônio; a interna, cápsula renal (cápsula fibrosa), de tecido fibroso, que é fixa à superfície do rim; entre elas a cápsula