sistema urinario
O Sistema urinário consiste em dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma única uretra. Os rins realizam o trabalho principal do sistema urinário, enquanto as outras partes do sistema são basicamente áreas de passagem e armazenamento.
Funções do Sistema Urinário
Os rins regulam o volume e a composição do sangue, ajudam a regular a pressão arterial, sintetizam glicose, liberam eritropoietina (um hormônio secretado pelo rim que estimula a medula óssea a elevar a produção de células vermelhas do sangue), e participam na síntese de vitamina D.
Os ureteres transportam urina dos rins para a bexiga urinária.
A bexiga urinária armazena a urina.
A uretra elimina a urina do corpo.
O Néfron e suas Funções
Os néfrons são as unidades funcionais dos rins. Cada néfron é composto por duas partes: um corpúsculo renal, no qual o plasma sanguíneo é filtrado, e um conjunto de túbulos renais, nos quais passa o líquido filtrado.
As funções dos néfrons são:
Filtração Glomerular: No primeiro estágio da produção de urina, a água e a maioria dos solutos no plasma sanguíneo passam através das paredes dos capilares glomerulares para a cápsula glomerular e, em seguida, para os túbulos renais.
Reabsorção Tubular: À medida que o líquido filtrado flui ao longo dos túbulos renais e pelo túbulo coletor, as células tubulares reabsorvem aproximadamente 99% da água filtrada e muitos solutos úteis. A água e os solutos retornam para o sangue à medida que fluem através dos capilares peritubulares e arteríolas retas.
Secreção Tubular: À medida que o líquido flui pelos túbulos renais e túbulo coletor, suas células secretam outras substâncias, como resíduos, fármacos e excesso de íons, no líquido. A secreção tubular remove uma substância do sangue. Em outros casos de secreção – assim como a secreção de hormônios – as células liberam substâncias no líquido intersticial e no sangue.
TRANSPORTE, ARMAZENAMENTO E ELIMINAÇÃO