sistema urinario caes e gatos
O Sistema urinário é composto pelos os órgãos: rins, ureteres, vesícula urinaria e uretra. Os rins (2), produzem urina do sistema circulatório, por meio de filtração, secreção, reabsorção, e concentração. Os ureteres (2) transportam a urina desde os rins até a vesícula urinaria (bexiga), onde ela é armazenada até sua eliminação pela uretra.
Os rins são posicionados retroperitonialmente ao longo da parede abdominal posterior, na região lombar, e é parcialmente envolvido por tecido adiposo. O rim direito se situa mais cranialmente que o esquerdo. A forma básica do rim da maioria dos mamíferos se assemelha a um feijão, sua estrutura consiste em um córtex de cor marrom avermelhada escura e uma medula mais clara.
Os Rins são os principais órgãos responsáveis pela manutenção da homeostasia do organismo devido a suas funções de manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico e ácido base, controle da pressão arterial, produção de eritropoietina e ativação da vitamina D. Por outro lado, os rins estão sujeitos a lesões provocadas por agentes tóxicos e isquêmicos em decorrência do seu papel de excreção e reabsorção, além de receberem 25% do débito cardíaco. A unidade funcional dos rins é o néfron que é formado pelo glomérulo, cápsula de Bowman e túbulos renais, são eles que fazem todo o processo de filtragem do sangue.
Unidades funcionais: os Néfrons são responsáveis pela produção de urina, túbulos coletores subsequentes conduzem a urina para a pelve renal. Eles formam um sistema de túbulos contorcidos contínuos dentro do rim. O corpúsculo de Malpighi é responsável pela filtração do sangue, o túbulo contorcido proximal (componente mais longo e largo do néfron) reabsorve a maior parte da água, sódio e cloreto, além de todos os aminoácidos, glicose e bicarbonato. Logo em seguida a Alça de Henle é responsável pela absorção passiva, onde o filtrado no Lúmen se torna cada vez mais hiperosmótico ou hiposmótico conforme retorna para um ambiente