sistema unico de saude
O município de Fênix realiza suas atividades e serviços de saúde em condições desfavoráveis, não dispondo de estrutura física, recursos financeiros e equipes suficientes para atender a demanda dos usuários, seja em quantidade, complexidade e qualidade, resultado de uma conjuntura social de extrema desigualdade.
O atendimento na saúde municipal, através do Sistema Único de Saúde (SUS), vem apresentando baixo desempenho nos últimos anos, em relação ao acesso e a qualidade dos serviços de saúde ofertados à população,
O município de Fênix possui uma área territorial de 234, 098 km², segundo dados do Censo 2010 (IBGE), apresentam uma população de 4.802 habitantes, dos quais são distribuídos em bairros e um distrito municipal pequeno, considerando a imensidão dos problemas.
Fênix tem enfrentado uma série de problemas sociais desencadeados pelo processo de mudanças econômicas, políticas e culturais ao longo de sua história, as desigualdades, a pobreza e a exclusão social, é fato. Apesar do poder publico através de seu gestor assumir a responsabilidade de garantir a saúde a todos os cidadãos, a demanda é muito alta e o referido município não consegue satisfazer as necessidades a todos que dele necessita.
Consideravelmente devemos ressaltar a necessidade da visibilidade ao SUS, começando por in¬tensificar as ações de mobilização social em defesa do direito à saúde da população, atuando poli¬ticamente para ações conjuntas voltadas ao interesse de todos. Também é preciso valorizar a presença dos gestores nas instâncias de controle social e construir uma agenda conjunta para ações de mobilização e comprometimento com a rede de saúde municipal juntamente com as demais entidades municipais tais como assistência social, educação e cultura, quando trabalhadas em conjunto será mais eficaz as atividades de prevenção a diversas doenças e suas patologias .
O contínuo descomprometimento do estado com as diretrizes