sistema unico de saude
Em seguida averigua que a implementação das diretrizes fundamentais, que vem prosseguindo nos últimos 22 anos e com muitos obstáculos a pedido da politica de estados englobando todos os governos possíveis, envolvendo desde a saúde ao governo executivo . o SUS (sistema único de saúde) abarca no sistema publico de saúde, em partes da população antes de deletar, mas as barreiras alimentam o bioco da aplicação básica enfocada abaixo do fio da pobreza e com pequena resolutividade.
Acaba que a realidade da politica estadual e brasileira para a saúde nesses anos passados , vem priorizando a formação e a expansão do mercado dos planos particular de saúde e perpendicular do consumidor, e secundarizando a concretização das diretrizes essenciais para os direitos humanos de cidadania .
O Sistema Único de Saúde (SUS) é a denominação do sistema público de saúde no Brasil.nota 1
Considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, segundo informações1 do Conselho Nacional de Saúde. Foi instituído pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, como forma de efetivar o mandamento constitucional do direito à saúde como um “direito de todos” e “dever do Estado” e está regulado pela Lei nº. 8.080/1990,2 a qual operacionaliza o atendimento público da saúde.
Com o advento do SUS, toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita, financiada com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme rege o artigo 195 da Constituição. Fazem parte do Sistema Único de Saúde, os centros e postos de saúde, os hospitais públicos - incluindo os universitários, os laboratórios e hemocentros (bancos de sangue), os serviços de Vigilância Sanitária,