sistema unico de saude (sus)
O Ministério da Saúde realiza ações e programas para levar atendimento a todos os cidadãos e qualificar os funcionários da área de Saúde. Dentre as ações realizadas pelo Ministério da Saúde, estes são alguns exemplos: Farmácia Popular (onde são encontrados os principais medicamentos para Hipertensão e Diabetes com desconto de até 90%); Banco de Leite Humano; Cartão Nacional de Saúde (facilita o atendimento e identificação do paciente, que pode utilizá-lo para marcação de consultas e exames); Humanizasus (relação entre usuários e profissionais que atendem a comunidade); Qualisus (maior atenção dada pelos profissionais de saúde de acordo com o grau de risco do paciente); Atenção aos povos indígenas; e ações que estimulam a adoção de uma vida saudável relacionas por exemplo ao tabagismo e os riscos de câncer.
O Sistema Único de Saúde , criado para substituir o falecido INAMPS (que só contemplava os trabalhadores registrados), veio ao mundo em 1990, trazendo a atenção à saúde à nova realidade da Constituição de 1988. Em consonância com a nossa Lei Maior, a ousada proposta do SUS é uma das mais avançadas e completas do mundo.
Propôs-se, através da Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080 de 19/09/1990), que nosso sistema de saúde se pautasse por três princípios éticos ou doutrinários (universalidade, integralidade e equidade) e três diretrizes organizacionais (descentralização, regionalização e hierarquização).