Sistema tático do handebol
O Handebol é um esporte que tem crescido bastante no Brasil e tem deixado de fazer parte apenas da grade de esportes na disciplina de educação física nas escolas. O esporte não deve se contentar apenas com as regras, afinal, o handebol, assim como outras modalidades esportivas, possui diversos aspectos defensivos e ofensivos que tornam o jogo além de dinâmico, muito tático dependendo dos conhecimentos técnicos de toda a equipe. Por isso é importante saber os sistemas táticos existentes. Sistema tático é a forma de dispor (posicionar) os jogadores em quadra visando a forma de ataque e defesa, a fim de superar o adversário.
Sistema de Defesa:
No handebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0. Não existem categorias e idades exatas para se utilizar cada tipo de defesa, isso depende da postura tática do defensor e, principalmente, da postura da equipe adversária. Além disso, nos jogos entre equipes de alto nível técnico, é comum a variação de formações de defesa durante o jogo, com o objetivo de confundir o ataque adversário.
Sistema 6x0: O Sistema Defensivo 6x0 significa seis na linha de defesa, ou seja, o goleiro vai para a barreira junto com o time.
Sistema 5x1: O Sistema 5x1 consiste em cinco jogadores na primeira linha de defesa, e um na segunda linha, chamado de Bico, responsável por tentar interceptar passes ou adiantar qualquer investida contra sua baliza.
Sistema 4x2: O Sistema 4 x 2 traz 4 jogadores na primeira linha e dois na segunda linha, sendo pouco usado por dar bastante mobilidade para os pivôs e ponteiros.
Sistema 3x2x1: Se encontram três jogadores na primeira linha, dois na segunda e um na terceira linha, bastante adiantado. Facilita e agiliza a ligação para contra-ataque.
Sistema 2x4: Consiste quando quatro jogadores posicionam-se na primeira linha ofensiva e os outros dois na segunda e configura-se numa