Sistema tributario brasileiro
OBJETIVO: “O Objetivo deste artigo é demonstrar como são contabilizados os ativos intangíveis, reconhecendo se determinados critérios são obedecidos como manda o Pronunciamento Técnico 04.”
Definição
Ativo Intangível: São considerados ativos intangíveis os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade. Portanto, não são bens físicos, que são tangíveis, mas sim, direitos incorpóreos ( sem corpo, sem físico) que têm valor econômico para a empresa e que produzem resultados futuros.
Ativo Intangível: O termo intangível vem do latim tangere (ou tocar). Logo os bens intangíveis são os que não podem ser tocados, porque não possuem corpo físico. Contudo, a tentativa de relacionar a etimologia da palavra intangível à definição contábil dessa categoria não será exitosa, haja vista que muitos outros ativos não possuem tangibilidade e são classificados como se tangíveis fossem, tais como despesas antecipadas, duplicatas a receber, aplicações financeiras etc. “ Isto porque os contadores têm procurado limitar a definição de intangíveis restringindo-a a ativos não circulantes” Conforma afirmam Hendrisken e Van Breda
Ativo Tangível x Ativo Intangível
Ativo Tangível: Ou Corpóreo constitui de bens físicos, materiais, que se pode tocar, aquilo que os nossos olhos enxergam. Ex: estoques, veículos, terrenos, prédios, máquinas, móveis de escritórios, etc. Ativo Intangível: Ou Incorpóreo ou Ativo Invisível são bens que não se pode tocar, pegar, que passaram a ter grande relevância a partir das ondas de fusões e incorporações na Europa e nos Estados Unidos.
Segundo