Sistema toyota de produção
1. INTRODUÇÃO:
O sistema Toyota de produção surgiu no Japão, criado por Sakichi Toyoda, seu filho Toyoda Kiichiro e Taiichi Ohno, em uma fábrica de automóveis, que nos anos seguintes ganharia imensa popularidade.
Produção em massa, estoques e falta de preocupação com a qualidade, essas ideias criadas por Frederick Taylor e Henry Ford eram conceitos para produzir. Porém no Japão, a falta de recursos e espaço, impossibilitava a produção em massa.
Mas isso não impediu Kiichiro Toyoda de colocar no mercado seus produtos, especificamente os automóveis. Suas principais ideias, como por exemplo, aumentar a eficiência da produção para eliminar os desperdícios, eram totalmente contraditórias as predominantes da época.
A produção era composta por pequenos lotes, tornando-se desnecessário os estoques. Para isso desenvolveram o sistema Just-in-time. Os funcionários não eram presos a uma única tarefa, conheciam outras funções. Havia uma enorme preocupação com a qualidade dos produtos. Com a criação do Sistema Toyota de Produção, as ideias se renovaram, novos conceitos e técnicas surgiram e tornam a maneira de produzir diferente, e até hoje, tanto a Toyota quanto outras empresas, continuam a utilizá-lo.
2. HISTÓRIA TOYOTA
Em 1919 Sakichi Toyoda fundou a Toyoda Spinning and Weaving Company, sendo responsável pela primeira máquina elétrica de fiar do Japão.
Alguns anos depois, criaram a máquina de fiar totalmente automática em 1924. Dois anos depois o nome da marca é alterado para Toyoda Automatic Loom Works.
Em 1933, Kiichiro Toyoda, filho de Sakichi Toyoda, cria uma divisão automóvel, e três anos depois a produção dá início do Toyota Modelo AA. Em 1937 é fundada a Toyota Motor Company.
Depois da Segunda Guerra Mundial, e empresa lançou a Toyota Modelo AS. No ano de 1966 estavam adquirindo boa reputação pela qualidade na Europa e Estados Unidos, inclusive alcançaram um bom volume de vendas no país.
Desde então não