Sistema Toyota de Produção (STP),
(Lean Construction)
É uma filosofia de gerenciamento que procura otimizar a organização de forma a atender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e o moral de seus colaboradores, envolvendo e integrando não só manufatura, mas todas as partes da organização. (GHINATO)
O TPS foi originalmente desenvolvido para a manufatura. Portanto, deve-se compreender suas origens na manufatura, mais especificamente na indústria automobilística.
Com o sucesso do sistema de produção em massa Fordista inspirando diversas iniciativas em todo o mundo, a Toyota Motor Co. tentou por vários anos, sem sucesso, reproduzir a organização e os resultados obtidos nas linhas de produção da Ford. Em 1956 percebeu-se que a produção em massa das fábricas da Ford precisavam de ajustes e melhorias de forma a ser aplicada em um mercado discreto e de demanda variada de produtos. Notou-se a necessidade de se obter melhorias para os trabalhadores que eram sub-utilizados, otimização das tarefas com revisão das atividades repetitivas além de não agregar valor, existia uma forte divisão (projeto e execução) do trabalho, a qualidade era negligenciada ao longo do processo de fabricação e existiam grandes estoques intermediários.
2o. cap. do Livro Produção & Competitividade: Aplicações e Inovações, Ed.: Adiel T. de Almeida & Fernando M. C. Souza, Edit. da UFPE, Recife, 2000.