sistema tegumentar
A NBR 6494 / 1990 define andaimes como sendo plataformas necessárias à execução de trabalhos em lugares elevados, onde não possam ser executados em condições de segurança a partir do piso. São suportadas por estruturas provisórias, que permitem o acesso de pessoas e equipamentos aos locais de trabalho, usualmente superfícies verticais.
São utilizados em serviços de construção, reforma demolição, pintura, limpeza e manutenção. Os andaimes encontrados atualmente são constituídos principalmente de madeira, material metálico ou misto, sendo este formado por suportes metálicos e plataformas em madeira.
Vale ressaltar que quando o andaime é constituído de madeira é necessário verificar se ela é de boa qualidade, seca, não contaminada por fungos ou atacada por cupins. Também não deve conter nós, pois estes reduzem a resistência estrutural.
EXEMPLOS:
Andaimes simplesmente apoiados
Andaimes fachadeiros Andaimes móveis
Cadeira suspensa
PRINCIPAIS RISCOS COM ANDAIMES E PLATAFORMAS:
ANDAIMES
Os riscos mais importantes na utilização de andaimes são:
> Quedas (a nível diferente, ou ao mesmo nível). > Desabamento do andaime.
> Desabamento ou queda de objectos (ferramentas, material, componentes do andaime, etc).
> Pancadas por objetos ou ferramentas. > Entalhamento ou esmagamento. > Riscos decorrentes de doenças não detectadas (epilepsia, vertigem, etc.).
> Mau estado do andaime.
> Montagem defeituosa.
> Contatos eléctricos
Medidas preventivas:
>A montagem e desmontagem dos andaimes devem se realizadas sob a supervisão e responsabilidade do Supervisor de andaimes, quem deverá autorizar por escrito a utilização dos mesmos. Para tal, serão utilizadas etiquetas indicando a data e a pessoa competente que autoriza o uso do andaime. > As plataformas de trabalho, as passarelas e as escadas dos andaimes devem ser montadas, protegidas e utilizadas de forma adequada, a fim de prevenir a ocorrência de acidentes, quer por queda das