Sistema tegumentar
Pele
Está dividida em epiderme e derme e é considerada um dos maiores órgãos do corpo humano, constituindo aproximadamente 2% do peso corporal. A pele reveste quase todo o corpo, com exceção dos orifícios genitais e alimentares olhos e superfícies mucosas e genitais, que são formados pela ectoderme
Funções da Pele
Revestimento e proteção
Regulação da temperatura
Sensibilidade
Receptores sensitivos encontrados na pele
- Receptores de Krauser: frio;
- Receptores de Ruffini: calor;
- Receptores de Merkel: tato e pressão;
- Receptores de Vater-Pacini: pressão;
- Receptores de Meissner: tato;
- Terminações nervosas: principalmente dor.
Permeabilidade cutânea
Epiderme
Camada superficial da pele que tema função de proteger o organismo contra agentes externos, mas não é uma chamada seletiva. Possui uma variação em sua espessura, dependendo da região do corpo em que estiver situado; na palma da mão, por exemplo, pode chegar a uma espessura de 1,5mm, e na pálpebra, apenas 0,3mm.
A epiderme sofre alterações ao longo de 28 dias. É dividida em cinco camadas:
Córnea;
Lúcida;
Granulosa;
Espinhosa;
Basal.
Derme
É a porção mais densa da pele, composta por substância fundamental amorfa (que proporciona uma característica gelatinosa para a região) rica em carboidratos, vitaminas e enzimas e é o local onde todos os alimentos da derme (órgãos anexos) se alojam. A derme é uma camada de sustentação para a epiderme (tecido conjuntivo), composta por colágeno e elastina, rica em fibroblastos que fabricam essas proteínas para a sustentação do tecido.
É na derme que se encontram os órgãos anexos da pele, os vasos sanguíneos e linfáticos, o músculo eretor do pelo, os nervos e os órgãos sensoriais.
Órgãos anexos
Glândulas sudoríparas