SISTEMA TEGUMENTAR
O tegumento ou pele propicia:
Proteção do corpo contra o meio ambiente, abrasões, perda de líquidos, substâncias nocivas e micro-organismos invasores;
Regulação do calor através das glândulas sudoríparas e vasos sanguíneos
Sensibilidade por meio dos nervos superficiais e terminações sensitivas;
O tegumento humano (pele) é formado por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si:
I. Epiderme: É um epitélio formado por várias camadas de células justapostas, não é vascularizado. É formada por uma camada de células mais interna, denominada epitélio germinativo e é constituída por células que se multiplicam continuamente. À medida que as células epidérmicas envelhecem, essas se tornam achatadas e passam a fabricar e acumular dentro de si uma proteína resistente e impermeável, a queratina. As células mais superficiais se tornam cheias de queratina, morrem e passa a constituir um revestimento resistente ao atrito e impermeável a água, denominado camada queratinizada ou córnea.
II. Derme: Localizada sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras proteicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e uma substâncias gelatinosas, a substância amorfa, na qual os elementos dérmicos estão mergulhados.
Sob a pele, a uma camada de tecido conjuntivo frouxo, o tecido subcutâneo, rico em fibras e em células que armazenam gordura. A camada subcutânea, denominada hipoderme, atua como reserva energética, proteção contra choque mecânico e isolante térmico.
Os anexos da pele são:
Unhas: Estruturas achatadas, elásticas, de textura córnea. Na base da unha, há células que se multiplicam constantemente, empurrando as mais velhas para a superfície. Estas, ao se acumular na superfície, morrem e compactam, formando a unha.
Pelos: São encontrados em quase toda superfície do corpo. Cada pelo