Sistema tegumentar - dermato funcional
O sistema tegumentar é constituído pela pele (tegumento ou cútis) e os seus anexos. Ele recobre o corpo, protegendo-o contra o atrito, a perda de água, a invasão de micro-organismos e a radiação ultravioleta, converte moléculas precursoras em vitamina D e tem um papel na percepção do tato e na termorregulação corporal.
Componentes desse sistema:
- Pele
° Epiderme
° Derme
° Hipoderme
- Anexos da pele
° Unhas
° Pelos
° Glândulas
PELE
A pele cobre a superfície do corpo protegendo-o das influências ambientais danosas. Ela apresenta diferenças segundo a sua localização, Na palma das mãos e a planta dos pés que sofrem um atrito maior, possuem uma epiderme constituída por várias camadas celulares e por uma camada superficial de queratina bastante espessa. Esse tipo de pele foi denominado pele grossa (ou espessa). Não possui pelos e glândulas sebáceas, mas as glândulas sudoríparas são abundantes. A pele do restante do corpo tem uma epiderme com poucas camadas celulares e uma camada de queratina delgada, e foi designada pele fina (ou delgada).
Ela é composta de:
- Epiderme: camada celular superficial. - Derme: camada de tecido conectivo profunda - Hipoderme: tedico adiposo
EPIDERME
A epiderme e composta de tecido epitelial estratificado pavimentoso queratinizado. Não é vascularizada, amolda-se perfeitamente sobre a camada papilar da derme, e varia de espessura em diferentes partes.O epitélio estratificado da epiderme compõe-se de várias camadas denominadas de acordo com diversas categorias, tais como o aspecto das células, textura, composição e posição. Essas camadas são, de superficial para profundo: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato basal. O estrato córneo é remanescente das células que contém uma proteína fibrosa, a queratina. A coloração da pele se deve aos pigmentos nas células da epiderme. Este pigmento é mais distinto nas células da camada