sistema solar
Existem várias teorias que tentam explicar a origem do Sistema Solar, porém a mais aceita diz que a formação do sistema se deu através de uma grande nuvem formada por gases e poeira cósmica que em algum momento começou a se contrair acumulando matéria e energia originando o Sol.
Em torno do sol os planetas realizam sua órbita de forma elíptica cada qual com suas próprias características como, por exemplo, tamanho, massa, densidade e gravidade. Os planetas que se encontram mais próximos do sol possuem composição sólida enquanto os planetas menos próximos possuem composição gasosa.
Dentre os outros corpos celestes, os asteroides são menores que os planetas e são compostos por minerais não voláteis. Os cometas são compostos por gelos voláteis que se estendem pelo núcleo, cabeleira e cauda. Meteoroides são compostos por minúsculas partículas que ao chegarem ao solo, caso aconteça, chamam-se meteorito. O Sistema Solar está contido na Via Láctea, que ainda abriga cerca de 200 bilhões de estrelasNão existem indícios perfeitos que expliquem a formação do Sistema Solar; porém, além de várias outras teorias, uma delas é a mais aceita. Trata-se da Teoria Nebular ou Hipótese Nebular.
Há relatos de que há mais de 4,5 bilhões de anos, uma estrela central e um disco circum-estelar se formaram a partir de uma nuvem de gás e poeira. Esse surgimento gerou uma união de partículas menores que haviam se formado e, posteriormente, maiores, criando-se, então, os atuais planetas.
De acordo com os astrônomos, o tempo necessário para a formação do Sistema Solar foi de, aproximadamente, 100 mil anos. No decorrer desse período, houve uma junção de átomos, formando planetas, satélites e estrelas.
Os planetas se originaram de sementes conhecidas como