Sistema Solar
Os corpos em órbita compreendem os oito planetas principais (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Netuno, Urano), os satélites destes, os planetas anões (Plutão, Éris, Ceres, Makemake e Haumea), milhares de asteróides, cujas órbitas se encontram principalmente entre as de Marte e de Júpiter, e uma imensa quantidade de cometas e de meteoroides. O Sol contém 99,86% de toda a massa do sistema, enquanto a maior parte da massa restante está concentrada em Júpiter.
Até 2006, Plutão era reconhecido como um dos principais planetas do Sistema Solar. Porém, depois da descoberta de vários corpos celestes de tamanho parecido (e alguns até maiores que Plutão) no Cinturão de Kuiper, a União astronômica Internacional (U.A.I.) decidiu, no dia 24 de Agosto de 2006, classificar Plutão como um planeta anão.
A forma do sistema solar pode se considerar esférica, e a idade do sistema solar é da ordem dos 4,6 bilhões de anos. Existem várias teorias sobre a sua origem, mas a mais aceite é a versão moderna da nebulosa protossolar de Laplace, segundo a qual o sistema solar surgiu da fragmentação de um disco de gás em rotação, o qual se havia formado por contração de uma nuvem de gás interestelar. O estudo da composição dos meteoritos sugere que a formação do