sistema sensorial
Faculdade de Psicologia
REFERENCIAL TEÓRICO
Belo Horizonte
2014
Bases Sensoriais da Percepção
1.1 Transdução sensorial e classificação dos receptores
Os receptores sensoriais são classificados de diferentes maneiras por diversos autores. Há uma classificação que se baseia na função dos receptores, onde os receptores sensoriais podem se dividir em quatro grupos de acordo da seguinte maneira: Mecanorreceptores (são sensíveis à energia mecânica- pressão), responsáveis pela audição, sentidos vestibular e cinestesico e pela sensação de pressão cutânea;
Termorreceptores (são sensíveis à energia térmica- calor e frio) encontram-se na pele e em outras regiões do corpo e são sensíveis as modificações de temperatura;
Fotorreceptores (são sensíveis à energia eletromagnética-luz) presente na retina, esta ligado a visão;
Quimiorreceptores (são sensíveis à presença de substancia química) são responsáveis pela olfação e gustação.
Uma outra classificação é a que da ênfase a relação espacial entre os organismos e os estímulos, e divide os receptores sensoriais em três grupos: exterorreceptores, propriorreceptores e interorreceptores.
Os exterorreceptores são responsáveis pela captação de estímulos externos ao organismo. Podem estar próximos como nos estímulos gustativos, olfativos e cutâneos (proxirreceptores) ou distantes como nos estímulos visuais e auditivos (telerreceptores).
Os interorreceptores são responsáveis pela percepção do estado interno do nosso organismo como, por exemplo, fome, sede e sexo.
Os propriorreceptores são responsáveis por fornecer informações sobre o movimento, postura e equilíbrio do corpo e consistem em receptores do sistema cinestesico e vestibular.
Receptores reagem diante de uma energia existente no ambiente, seja ela energia refletida ou energia produzida pelos objetos, pessoas e animais.
Toda a célula receptora, não importa qual a sua especialização,