sistema sensorial
CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE – CCS
COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA
PROFESSORES: FRANCISCO ARAÚJO E SUZANA GALVÃO
PREPARAÇAO NEUROMUSCULAR EM Buffus Murinos
AMANDA SUELLEN CHAGAS SILVA(1050085 )
NATÁLIA BARRETO DA SILVA (1047518)
MARÇO/2014
INTRODUÇÃO
Há três tipos de músculos conhecidos anatomicamente sendo eles, músculo esquelético, músculo liso e músculo cardíaco, o musculo esquelético é responsável por praticamente todos os movimentos voluntários do corpo, por isso faz parte da maquina contrátil do corpo que é formada por vários músculos. A contração ocorre devido à liberação de acetilcolina dentro da membrana da fibra muscular gerando um potencial de ação que consequentemente fará com que íons cálcio sejam liberados, esses íons ativam forças atrativas entre os filamentos de actina e miosina fazendo com quem um deslize ao lado do outro realizando assim o processo da contração.
Cada músculo possui um nervo motor, nervo esse que se divide em vários ramos para controlar todas as células do músculo. Para ocorrer a contração é preciso que esse nervo motor libere impulsos nervosos para contrair as fibras musculares, essa contração pode ocorrer de forma voluntaria e involuntária que somente chegará ao fim quando a molécula de ATP desligar-se da cabeça da miosina promovendo o relaxamento muscular .
Para observar como se da na pratica o estimulo, a contração e o relaxamento nervoso e muscular realizamos experimentos em sapo Buffus Murinus utilizando estímulos neuromusculares.
MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados para realização da aula prática foram: pinça, seringa, lidocaína, luvas, tesoura cirúrgica, cloreto de sódio, eletroestimulador, placa de petri, gases, sapo (Buffus murinos).
O primeiro dos procedimentos foi a imobilização do sapo