Sistema sensorial
De
Anatomia
Sistema sensorial
Os sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. Olhos, pele, orelhas, língua e fossas nasais são os órgãos que tem a capacidade de transmitir os diversos estímulos do ambiente por impulsos nervosos. Estes são transmitidos ao cérebro de onde partem as “ordens“ que determinam as diferentes reações do nosso organismo. Pelo tato: sentimos o frio, o calor, a pressão atmosférica, etc.; Pela gustação: identificamos os sabores; Pelo olfato: sentimos o odor ou cheiro; Pela audição: captamos os sons; Pela visão: observamos as cores, as formas, os contornos, etc. VISÃO Processo fisiológico por meio do qual se distinguem formas e cores de objetos. É através da visão que somos capazes de distinguir cores, formas, a distância entre os objetos e nos permite ter uma integração perfeita com o meio ambiente. O homem possui dois globos oculares, e se situam na cavidade óssea, chamada órbita.
Os glóbulos oculares
Possui aproximadamente 24 mm de diâmetro Anterior e posterior e 12 mm de largura.
O globo ocular e formado por membranas e meios transparentes:
Membranas:
Esclera: Constitui a membrana externa, tem cor branca, é fibrosa e bem resistente; ajuda na proteção do olho.
Coroide: É localizada entre a esclera e a retina, e é muito rica em vasos sanguíneos. Por meio dela e feita à oxigenação do olho. Retina: É a membrana interna do globo ocular, nela situa-se várias células nervosas especializadas em captar estímulos luminosos e levá-los ao nervo óptico.
Meios transparentes:
Córnea: é a lente natural mais importante do olho, que, assim como a lente de uma câmera fotográfica, refrata os raios de luz que entram nos olhos, participando da focalização das imagens na retina. Ela é um tecido totalmente transparente, que, semelhante ao vidro de um relógio, protege a estrutura interna, sem ser facilmente visto.
Humor aquoso: É liquido e transparente, e situa-se entre a córnea e a íris.
Lente: