Sistema se zonas na fotografia
O sistema de zonas foi criado por Ansel Adams e Fred Archer em meados dos anos 40, através de uma técnica de pré visualização dos tons de branco, cinza e preto – produzindo a exposição adequada para capturar o máximo das tonalidades, facilitando as possibilidades de controle criativo da fotografia.
[pic]
Para utilizar o sistema de zonas, divide-se a imagem em onze partes, passando por todos os tons de cinza, do preto ao branco absoluto. Aquela parte da fotografia que estiver na zona 5 será o cinza 18% e será registrada conforme a leitura do fotômetro. A partir daí o fotógrafo pode optar por destaque nas áreas mais claras, ou nas áreas escuras. Dependendo da área de destaque, o diafragma e o tempo de exposição devem ser ajustados. Esse ajuste será uma compensação para garantir a qualidade da imagem.
Existem também alguns parâmetros pré-estabelecidos para facilitar na representação de tons diferentes, como por exemplo, a cor da pele de uma pessoa de raça branca situa-se entre a zona VI e VI½.
É importante medir com o fotômetro de maneira precisa o objeto principal da cena, para assegurar que a leitura será correta e que a representação esteja cumprindo com o objetivo inicial.
Em estúdio, o sistema de zonas é útil para criar um fundo preto de uma cena fotografada. Isso só é possível se a luz incide sobre o objeto, sem iluminar o fundo. Se a fotometria for feita no objeto, ela não será registrada e com isso o fundo ficará preto.
[pic]Fotografia para exemplificar o efeito do uso do sistema de zonas, por Ansel Adams
http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=107%3Aexposicaofoto&catid=45%3Atecnica-de-fotografia&Itemid=68
http://blogs.band.com.br/portrasdaobjetiva/2011/07/27/fotografia-basica-fotometragem/
http://www.dicasdefotografia.com.br/hdr-parte-1-fazendo-as-fotos