SISTEMA SANGÚINEO
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE FISIOLOGIA DI SISTEMA SANGUÍNEO
ALUNA: Atalite Huhama da Costa Silva
RESPOSTAS:
01 - Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência.
02 - As causas da Anemia por deficiência de ferro, tanto em crianças como em gestantes, são basicamente o consumo insuficiente de alimentos fontes de ferro e/ou com baixa biodisponibilidade. Na gestante, a anemia pode ser causada também pelas baixas reservas de ferro pré-concepcionais e a elevada necessidade do mineral em função da formação dos tecidos maternos e fetais.
03 - Anemia por deficiência - Um dos tipos de anemia mais comuns é por deficiência, provocada porque na alimentação faltam-lhe os elementos que vão formar parte dos glóbulos vermelhos, como podem ser o ferro, a vitamina B12 ou certas proteínas. Ainda assim, ressalta-se que esta anemia nem sempre está causada por uma má ou deficiente alimentação.
Anemia aplástica - Este tipo de anemia é causada por uma deficiência na medula óssea, e é aí onde se produzem os glóbulos vermelhos. Uma lesão na medula produz uma diminuição ou inclusive paralisação da atividade e produção deste componente sanguíneo. Em muitas ocasiões, este tipo de anemia produz-se pela inalação prolongada de vapores industriais de benzina, tolueno ou arsênico, entre outros. Além disso, as anemias aplásticas também podem ser produzidas como efeito secundário de alguns medicamentos. A recuperação deste tipo de anemias depende sempre do que este afeta a medula.
Anemia ferropriva - A anemia de tipo ferropriva implica uma diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue provocada pela escassez de ferro. A causa desta anemia pode ser devido a uma falha na absorção de ferro por parte do organismo, ou em que as reservas de ferro se