Sistema sanguineo
Sistema Sanguíneo
Trabalho apresentado pelos alunos
Jéssica Alves do Nascimento,
Pamela França
Da turma G, para a disciplina Anatomia.
Itapevi, 23 de outubro de 2012.
Introdução
Os grupos sanguíneos ou tipos sanguíneos foram descobertos no inicio do século XX (cerda de 1900 – 1901), quando o cientista austríaco Karl Landsteiner se dedicou a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos. Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos (hemácias) e fez diferentes combinações entre plasma e hemácias, tendo como resultado a presença de aglutinação dos glóbulos em alguns casos, e sua ausência em outros. Landsteiner explicou então por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Em 1030 ele ganhou o Premio Nobel por esse trabalho.
Os tipos sanguíneos são determinados pela presença, na superfície das hemácias, de antígenos que podem ser de natureza bioquímica variada, podendo ser compostos por carboidratos, lipídeos, proteínas ou uma mistura desses compostos. Estes antígenos eritrocitários são independentes do Complexo principal de histocompatibilidade (HLA), o qual determina a histocompatibilidade humana e é importante nos transplantes.
Oque é o sangue?
O sangue é um tecido vivo que tem como principais funções transportar o oxigênio dos pulmões para o corpo, defender o organismo contra infecções e promover a coagulação. Embora o sangue pareça um liquido vermelho completamente homogêneo, ao microscópio optico podemos observar que ele é construído basicamente de: plasma, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
O plasma é a porção liquida do sangue, contem água (mais de 90%), proteínas e sais minerais diversos, glicose e vitaminas, entre outras substâncias.
Glóbulos vermelhos
Os glóbulos vermelhos, também são conhecidos como hemácias ou eritrócitos. Proporciona ao sangue a cor avermelhada, pois contem um pigmento denominado