sistema respiratório
sofrem várias bifurcações sendo transformados em bronquíolos. Pulmões
Sistema Respiratório
Para receber o oxigênio ar e eliminar gás carbônico, os seres humanos precisam de todos os órgãos presentes no sistema respiratório. Os órgãos responsáveis por este processo são: fossas nasais (nariz), faringe, laringe, traquéia, brônquios e alvéolos pulmonares.
Os pulmões são órgãos esponjosos, envolvidos por uma camada de tecido denominado pleura. São constituídos pelos bronquíolos. E através dele que o oxigênio entra no sangue e saí o gás carbônico.
Movimentos Respiratórios
O processo de respiração é dividido em dois movimentos:
Inspiração: Através da contração do diafragma e dos músculos de dentro das costas, entra ar para o organismo. O ar inspirado contém cerca de 20% de oxigênio e apenas 0,04% de gás carbônico.
Expiração: Através do relaxamento do diafragma e dos músculos de entro das costas, promove a saída de ar dos pulmões. O ar expirado contém 16% de oxigênio e 4,6 % de gás carbônico.
Nariz ou Fossas Nasais
O ar ao chegar ao nariz é aquecido, umedecido e filtrado.
Faringe
Ao atingir a faringe, órgão atuante nos sistemas digestivo e respiratório, existe uma cartilagem denominada epiglote que trabalha como uma válvula impedindo que alimentos atinjam as vias respiratórias, e assim o ar é conduzido até a laringe.
Laringe
A laringe além de conduzir o ar que se dirige aos pulmões, é o local onde se localizam as cordas vocais fundamentais para a fala. Traquéia
A traquéia, um tubo elástico de aproximadamente 12 cm, constituído por anéis de cartilagem, conduz o ar que esta dentro do tórax até se dividirem formando os brônquios.
Brônquios
Os brônquios são formados por 2 ramificações da traquéia que chegam até os pulmões. Entram nos pulmões onde
Ritmo Respiratório