Sistema respiratório
Introdução
Antes mesmo de nascermos até nosso último instante de vida nós respiramos. Esse ato involuntário, que permite a troca gasosa, garante nossa sobrevivência.
O sistema respiratório é importantíssimo para vida humana, pois é responsável por desempenhar e desencadear diversas funções no corpo humano, mas também é claro nos animais.
Vários órgãos constituem esse sistema que funciona de maneira ordenada, para manter a respiração do ser vivi corretamente, os órgãos que formam o sistema respiratório, um par de pulmões, que são os mais importantes do sistema, fossas nasais, boca, faringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e os alvéolos, diafragma mas também existem três localizados no pulmão, que são algumas subdivisões.
Cada órgão no sistema respiratório é responsável por uma função, onde é um conjunto interligado, pois cada um depende do outro para funcionar, todos esses órgãos trabalhando juntos, fazem o processo de entrada, filtração, aquecimento, umidificação e finalmente a saída de ar do organismo.
Respiração
Respiração é um termo para descrever dois processos diferentes, mas inter-relacionados: respiração celular e respiração mecânica. A respiração celular é o processo no qual as células recebem energia por degradação de moléculas orgânicas. A respiração mecânica é o processo pelo qual o oxigênio necessário para a respiração celular é absorvido da atmosfera para o sistema vascular sanguíneo e o dióxido de carbono é excretado para a atmosfera. A respiração mecânica ocorre dentro do sistema respiratório.
O sistema respiratório possui dois componentes funcionais: Um sistema de condução para transporte de gases inspirados e expirados entre a atmosfera e o sistema circulatório e uma interface para a troca passiva de gases entre a atmosfera e o sangue. O sistema de condução começa essencialmente como um único tubo que se divide repetidamente para formar vias aéreas de diâmetro cada vez menor. Os ramos terminais do