Sistema respiratório
Didática e funcionalmente, o sistema respiratório pode ser dividido em duas partes:
- porção de condução
- porção de respiração
Á primeira porção pertencem órgãos tubulares cuja função é a de levar o ar inspirado até a porção respiratória, representada pelos pulmões, e destes conduzir o ar expirado, eliminando o CO2. Assim, dos pulmões o ar expirado é conduzido pelos brônquios e traqueia, órgão que realmente funcionam apenas como tubos condutores de ar (aeríferos). Acima destes, entretanto, situam-se a laringe, a faringe e o nariz que não são apenas condutores aeríferos. Assim, a laringe é também o órgão responsável pela fonação; a faringe esta relacionada com o sistema digestório, parte dela servindo de tubo condutor de alimentos; e o nariz apresenta porções que cumprem função olfatória.
02-O que é vestíbulo nasal e qual a sua função?
Uma pequena dilatação revestida de pele apresentando pelos. Tem função de filtrar o ar respirado.
03-O que é mucosa nasal e qual é a sua função?
Mucosa nasal ou pituitária é onde se processa inicialmente o sentido do olfato e possui como função principal revestir internamente as fossas nasais. Podemos distinguir três regiões distintas nas fossas nasais: vestíbulo, área respiratória e área olfativa. A pituitária é classificada pela sua constituição celular e aspecto visual em: Pituitária vermelha e pituitária amarela.
É a mucosa que umedece e aquece o ar inspirado.
04-Que estruturas encontramos na parede lateral da cavidade nasal e quais são as suas funções?
Na parede lateral da cavidade nasal encontramos as conchas nasais (cornetos) que são divididas em superior, média e inferior. Elas aquecem o ar inspirado por meio do plexo venoso e também umidificam por meio de sua mucosa constantemente úmida. Essa umidade serve de cola para pequenas partículas, bactérias, vírus que cheguem a ser inalados. Esse turbilhonamento força com que todo o ar entre em atrito com essas