Sistema Respiratório
Toda atividade desenvolvida pelo nosso organismo depende da aquisição de energia a partir dos alimentos que conseguimos pela respiração, que consiste em reações de combustão no interior das células, com a participação do gás oxigênio.
O trabalho de fazer entrar no organismo o gás oxigênio do ar para utilizá-lo no processo de produção de energia no interior das células e eliminar o gás carbônico do processo metabólico no interior das células é feito pelos órgãos que compõe o sistema respiratório.
O sistema respiratório é composto por vias respiratórias e pulmões. As vias respiratórias são os canais por onde passa o ar atmosférico até chegar aos pulmões.
Compreendemos (1) CAVIDADE NASAL (fossa nasal), a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios e os bronquíolos.
Movimentos Respiratórios:
A entrada e saída do ar são realizadas por movimentos musculares que chamamos de movimentos respiratórios ou ventilação pulmonar (no dia-a-dia chamamos de respiração, mas está errado). Cada movimento respiratório completo consta de duas fazes: inspiração e expiração.
A inspiração é à entrada e expiração é à saída do ar dos pulmões que dependendo da ação dos (2) MÚSCULOS INTERCOSTAIS e do (3) DIAFRAGMA. As contrações dos músculos intercostais, que provoca uma elevação das costelas e o abaixamento do músculo diafragma resultam em um aumento do volume da caixa torácica. Dessa forma com o aumento do volume interno do tórax, diminui a pressão sobre os pulmões, que se dilatam, recebendo ar. Essa fase é chamada de inspiração. Na expiração, os músculos intercostais e o diafragma relaxam, o volume interno da caixa torácica diminui, aumenta a pressão sobre as paredes pulmonares e há expulsão do ar.
Em condições normais, o músculo diafragma é responsável por 75% de nosso esforço nos movimentos respiratórios.
Anatomia
Para que o ar chegue aos pulmões, ele passa primeiro pelas vias respiratórias que passa pela cavidade nasal, aonde é umedecido,