Sistema respiratório
Respirar é uma das atividades básicas e essências do ser humano. Por meu desse ato contínuo e involuntário, as células são abastecidas com oxigênio e eliminam o gás carbônico resultante do metabolismo celular. Para desempenhar essas funções, o organismo conta com um conjunto de estruturas que filtram e conduzem o ar até os pulmões, os principais órgãos respiratórios. Além das trocas gasosas, o sistema respiratório possibilita a produção de sons quando o ar expirado passa pelas cordas vocais, localizadas na laringe.
A respiração
O ato de respirar envolve dois movimentos alternados, que levam o ar do meio ambiente para dentro dos pulmões e vice- versa, de maneira involuntária e interrupta.
O sistema respiratório é formado por cavidades (nasal e oral) e vias de passagem (faringe, laringe e traquéia), além dos pulmões o principal órgão da respiração. O diafragma e outros músculos proporcionam os movimentos de contração e relaxamento que resultam na inspiração e na expiração, obedecendo a impulsos nervosos emitidos pelo sistema nervoso central.
Os pulmões
Localizados na cavidade torácica, entre as costelas, são órgãos pares de tecido esponjoso revestido por uma membrana serosa denominada pleura. O pulmão esquerdo é um pouco menor que o direito, o que permite acomodar o coração. Há diferenças também nas divisões internas, chamadas lobos. O esquerdo tem dois lobos e o direito, três. Formados por tecidos de grande elasticidade, os pulmões expandem – se para receber o ar e contraem – se para expeli – lo. Nesse movimentos, eles contam com a ajuda dos músculos intercostais e do diafragma.
Função pulmonar O sistema respiratório proporciona ao organismo meios para a troca gasosa entre o ambiente externo e o interno, levando oxigênio até a corrente sanguínea, que se encarrega de transportá-lo para as células do corpo. Ao mesmo tempo possibilita a eliminação de gás carbônico resultante do metabolismo celular, que de outra forma se acumularia no