Sistema respiratório
1) De as estruturas do aparelho respiratório. Fazem parte do aparelho respiratório: as vias aéreas, os pulmões, pleura, o tórax e os músculos envolvidos na circulação.
2) Quais estruturas fazem parte das vias aéreas? . Vias aéreas superiores: cavidade nasal, cavidade oral e a faringe,. Vias aéreas inferiores, laringe, traqueia, brônquios/bronquíolos, os pulmões e alvéolos pulmonares.
3) Caracterize as fases do ciclo respiratório. Inspiração: caracterizam-se pela dilatação do tórax e dos pulmões com fluxo de entrada de ar, contração do diafragma, costelas para fora em direção cranial e contração dos músculos intercostais. Na expiração, ocorre diminuição do tórax e pulmões com fluxo de saída do ar e músculos contraídos. Também relaxa o tórax dilatado, sendo que o abdômen distendido retorna a posição anterior, onde os músculos respiratórios dependem das condições respiratórias.
4) Quais fatores afetam a frequência respiratória. Fatores como o tamanho corporal, grau do exercício, excitação, a temperatura do ambiente, fase de gestação, grau de enchimento do trato digestório e o estado de saúde.
5) Qual fator é responsável pelo fluxo de ar no aparelho respiratório? A diferença de pressão por aumento ou por diminuição do tamanho do tórax devido a pressão intrapulmonar.
6) Em condições normais de respiração, de as pressões intrapulmonares e intrapleurais durante a inspiração e expiração. Pressão intrapulmonar: na inspiração, promove uma pressão negativa, dilatação torácica e pulmonar, sendo mais rápida que a entrada de ar.
Na expiração, a pressão torna-se positiva, provocando diminuição do tamanho dos pulmões, fazendo uma contração do ar dentro do mesmo. Então durante a pressão intrapleural, onde os pulmões se se expande a pressão fica mais intensa e negativa (inspiração). Na expiração a pressão intrapleural aumenta sendo sempre negativa. 7) Por que a pressão intrapleural é bem menor que a intrapulmonar?