Sistema Respiratório e Sistema Excretor
2227 palavras
9 páginas
Através do sistema respiratório o organismo humano realiza as trocas gasosas, eliminando o gás carbônico e absorvendo o oxigênio. Esse processo envolve diversas estruturas, sendo: o nariz (as narinas), a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios e os alvéolos pulmonares. Cada uma dessas estruturas possui especializações relacionadas à função que desempenham, por exemplo: no interior das narinas é secretado um muco polissacarídeo que, associado à presença de pelos, auxiliam na defesa do organismo, impedindo a entrada de impurezas (filtrando o ar), retendo partículas indesejáveis e micro-organismos patogênicos. Após inspirado, entrando pelas narinas (cavidade nasal), o ar passa para a faringe, uma região que comunica o sistema digestório ao respiratório através de uma válvula denominada epiglote. A cavidade nasal possuem células epiteliais que a revestem e protegem. Essas células produzem muco que umedece as vias respiratórias e retém partículas sólidas e bactérias presentes no ar que inspiramos como se fosse um filtro. Portanto, é nas cavidades nasais que o ar que inspiramos é filtrado, umedecido e aquecido.
Fossas nasais
Funções: filtrar, umedecer e aquecer o ar;
Existem celulas sensoriais responsaveis pelo sentido do olfato;
Cavidades separadas por uma parede cartilaginosa chamada septo;
Revestidas por células produtoras de muco e células ciliadas.
Faringe
Pertence tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestório. Antes de ir para a laringe, o ar inspirado pelo nariz passa pela faringe.
É um tubo macio desmontável com cerca de 13 cm de comprimento, em seres humanos encontra-se na parte da frente da coluna vertebral. Contém amígdalas e adenoides (em crianças). É dividida em três partes: a nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
A porção superior da faringe, denominada parte nasal ou nasofaringe, tem as seguintes comunicações: duas com as coanas, dois óstios faríngeos das tubas auditivas e com a orofaringe.
A parte da