Sistema respiratório dos mamíferos
Os desertos não são paizagens sem vida quentes cobertas de areia e modeladas essencialmente pela força do vento como a maioria das pessoas pensam porque apesar de existir em grandes quantidades a vida animal e vegeta esta presente. Outro conceito errado é que as temperaturas no desrto são sempre altas porque foi registado no deserto do Góbi na Mongólia a temperatura média em janeiro é de apenas -19ºc
Em nenhum outro ambiente da Terra (à excepção das zonas onde os glaciares retiraram e deixaram extensas planuras sedimentares) a acção do vento é tão notória e eficaz como nos desertos. Mas porque razão algumas regiões se tornam desertos?
Como se forma um deserto
A falta de chuva é o factor determinante da formação de grandes desretos do mundo. O Sara e o Kalari, em África e o grande desrto australiano são dos lugares mais secos da terra. A preciptaçaõ é inferior a 25 milimetros por ano e em alguns lugares é mesmo inferior a 5 milmetros. Mudanças climaticas numa região e o comportamento da populaçaõ podem tranformar terras semíaridas em desertos por um processo chamdo desertificação. O clima muda quando há uma diminuição siginificativa da preciptação durante dezenas ou centenas de anos. O descontrolado crescimento da população humana, com a sua agricultura e a criaçaõ de animais , provoca uma epançaõ das áreas desérticas. OS desrtos têm crescido cerca de 27,5 milhares de quilometros quadrados por ano.
A consequência da desertificação
Para o ser humano
A erosão tem provocado vários problemas para o ser humano. Constantemente, ocorrem deslizamentos de terra em regiões habitadas, principalmente em regiões carentes, provocando o soterramento de casas e mortes de pessoas. Os prejuízos econômicos também são significativos, pois é comum as erosões provocarem fechamento de rodovias, ferrovias e outras vias de transporte.
Para o ambiente
O solo fica disprotegido exposto a erosão. Provocam numeros de po que sao sinais evidentis