Sistema respiratorio
O aparelho respiratório é constituído pelos pulmões e um sistema de ductos que comunicam o parênquima pulmonar com o meio exterior. É distinguido por uma porção condutora e uma respiratória. Sendo que a porção condutora é constituída pelas fossas nasais, nasofaringe, laringe, traquéia, brônquios e bronquíolos; já a porção respiratória compreende pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos.
A porção condutora exerce importantes funções de limpar, umedecer e aquecer o ar inspirado com o objetivo de proteger o revestimento dos alvéolos pulmonares, além de possibilitar a entrada e a saída de ar. Possui capacidade de regeneração.
Fossas Nasais
A cavidade nasal estende-se das narinas até as cóanas, duas aberturas posteriores que comunicam a cavidade nasal com a faringe, sendo dividida pelo septo nasal, em dois compartimentos, a fossa nasal direita e esquerda. Para assegurar a passagem contínua de ar, a estrutura é constituída por uma combinação de cartilagem, tecido conjuntivo e tecido muscular liso, promovendo sua flexibilidade e extensibilidade, também possui, internamente, a mucosa, um componente importante do sistema imunitário por proteger o organismo contra as impurezas do ar. A mucosa é revestida por um epitélio especializado chamado de epitélio respiratório que, por sua vez, compreende-se por epitélio ciliado pseudo-estratificado colunar com muitas células caliciformes (células secretoras de muco). Há a presença de outras células colunares nesse epitélio, conhecidas como células escova,caracterizada por possuir numerosos microvilos e terminações nervosas são consideradas receptores sensoriais, células basais conhecidas como célula-tronco capaz de produzir outras células do epitélio, por mitose e a célula granular que apresenta inúmeros grânulos.
Para que o ar inspirado exerça sua função no organismo, o mesmo precisa ser preparado ainda na cavidade nasal. As conchas nasais estão localizadas lateralmente nas